Perfil do Engenheiro Químico

Faculdade de Engenharia Química
Habilitação
Bacharelado
Título Conferido
Bacharel em Engenharia Química
Reconhecimento
Regulamentado pela Resolução N°
2070/93 de 03/02/93 – CONSEP
Reconhecido pela Portaria: N0 875 de 19/12/98 – MEC
                                    
1 – O PERFIL DO ENGENHEIRO QUÍMICO
O Engenheiro Químico a ser formado na UFPA deve ser um profissional capacitado a atuar em projeto, operação, controle, investigação de falhas e gerência em indústrias de processos químicos e/ou físicos, trabalhando numa grande variedade de atividades industriais, tais como: Biotecnologia, Drogas e Produtos Farmacêuticos, Graxas e Gorduras, Fertilizantes e produtos químicos, Cal e Cimento, Tintas Vernizes e Pigmentos, Polímeros, Pesticidas e Herbicidas, Materiais Plásticos e Resinas sintéticas, Alimentos e Bebidas, Produtos metalúrgicos e metálicos. Pode atuar até mesmo na política, esta última devido aos aspectos ambientais e econômicos. Não deve ser um profissional “acabado” para atuar em alguma atividade específica, mas sim possuir o conhecimento e capacidade para se adequar às diferentes exigências e/ou oportunidades do mercado, participando concomitantemente do sistema de educação continuada.

 2 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O Engenheiro Químico é hoje, um dos profissionais mais ecléticos e valorizados no mercado, já que atua em um setor que mais agrega valor ao produto final. Possui capacidade de desempenhar várias funções nas diversas áreas do conhecimento e da tecnologia. O curso deve capacitar este profissional para: - Demonstrar capacidade para operar o conhecimento adquirido de forma crítica e criativa, ao mesmo tempo tomando iniciativas necessárias a superar possíveis dificuldades; - Articular uma abordagem sistêmica do particular para o geral (síntese) e do geral para o particular (análise); - Capacidade de atuar em equipes multidisciplinares e coletivas na resolução de problemas; - Ter sólido embasamento nas ciências físicas, químicas, matemáticas e termodinâmicas com fundamentos em conhecimentos científicos que permitam entender e interpretar os fenômenos que ocorrem durante as fases de transformação em um processo da indústria química - Ser capaz de conhecer e utilizar a informática como instrumento usual do exercício da engenharia; - Ter capacidade de gerenciar atividades e recursos humanos, trabalhar em grupo. - Ter experiência em modelos atuais de gerência e de processos industriais; - Ter conhecimento sobre a legislação em vigor na área da indústria química, para garantir a comercialização tanto no mercado interno como externo; - Valorizar a ética profissional, ser comprometido com o papel social e ambiental da engenharia; - Possuir sólida formação cultural e tecnológica; - Ter curiosidade e disposição para a pesquisa, a criação, a gestão e o contínuo aprendizado; - Identificar em cada momento histórico, os caminhos e as oportunidades para a sua inserção profissional em setores do mercado de trabalho. Especificamente, o Engenheiro Químico a ser formado neste Curso, será capaz de: compreender e assimilar novas tecnologias; a partir de matérias primas, regionais ou não, e de rejeitos industriais, processar e elaborar novos produtos, sempre atento ao impacto ambiental; projetar, construir e colocar em plenas condições de uso os equipamentos necessários ao funcionamento dos processos projetados.
Avaliar o aspecto econômico e ambiental de processos químicos, sendo capaz de ser empreendedor; atuar na área de projeto, construção, produção, controle e marketing em indústrias de processo; atuar nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. O desenvolvimento na área de Engenharia Química é um grande desafio, pois a formação de profissionais especializados nesta área, proporciona o desenvolvimento de tecnologia para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e/ou matérias primas. Isto acarreta maiores divisas para o país, devido ao maior valor agregado das matérias primas, gerando com isso novos empregos e desenvolvimento para o País. Em síntese é objeto do engenheiro químico a arte de engenhar e transformar matérias – primas em produtos com valor agregado e para atender as necessidades da sociedade. 

 3 – GRADE CURRICULAR ANTIGA


4 –  NOVA GRADE CURRICULAR MATUTINO


                   

5 –  NOVA GRADE CURRICULAR NOTURNO